Alemanha, Espanha, França e Portugal querem elétricos até 2011.
Governo Brasileiro anunciará nesta terça plano de estímulo à tecnologia.
Alemanha, Espanha, França e Portugal enviaram nesta terça-feira (25) um comunicado para apoiar o veículo elétrico, no qual solicitam à Comissão Europeia que financie projetos sobre a mobilidade elétrica e pedem a agilidade no desenvolvimento da tecnologia para conseguir que os automóveis elétricos europeus circulem já em 2011.
Foto divulgação"Consideramos que o veículo elétrico tem que ser colocado no centro dos interesses, unindo a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento industrial e a sustentabilidade", diz o comunicado em conjunto, publicado durante a reunião de ministros da indústria europeia, realizada em Bruxelas.
"O carro elétrico não é só uma solução para uma mobilidade eficiente e sustentável, mas uma importante oportunidade para a indústria europeia e os setores relacionados, como as tecnologias da informação e a comunicação, assim como a produção e a distribuição de energia".
Na nota, os quatro países pedem "apoio financeiro" a projetos deste tipo, especialmente os que envolvem vários países, "porque fazem uma contribuição prática ao desenvolvimento e ajudarão a eliminar os obstáculos existentes na mobilidade".
Também solicita que as reuniões de analistas definam um projeto comum de veículo e de sistema de carga na segunda metade deste ano, e um definitivo em 2011.
Brasil discute carros elétricos nesta terça-feira
Nesta terça-feira (25), o Ministério da Fazenda anunciará um plano embrionário de estímulo ao desenvolvimento dessa tecnologia.
Leia também: Brasil se prepara para chegada de carro elétrico
De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ademar Cantero, há três meses foi criado um grupo de trabalho com governo e setor privado para estudar os estímulos à produção de modelos elétricos.
O resultado do que foi levantado durante esse período será o que o Ministério da Fazenda irá apresentar. “Não terá nada específico, mas sim linhas gerais de políticas para a viabilidade da implantação do veículo elétrico no país”, diz o diretor da Anfavea.
Cantero adianta que tais políticas envolvem desenvolvimento de produtos e de tecnologias de motorização, políticas de abastecimento, suprimento e rede de distribuição. “O importante é que isso discuta uma nova fonte de energia veicular, para ver se vai funcionar ou não no país”, diz.
No Brasil, as montadoras que mais investem em veículos elétricos são Fiat, que desenvolve o Palio elétrico em parceria com a Itaipu Binacional — e a Mitsubishi, cujo modelo i-MiEV já roda em São Paulo para testes.
"O carro elétrico não é só uma solução para uma mobilidade eficiente e sustentável, mas uma importante oportunidade para a indústria europeia e os setores relacionados, como as tecnologias da informação e a comunicação, assim como a produção e a distribuição de energia".
Na nota, os quatro países pedem "apoio financeiro" a projetos deste tipo, especialmente os que envolvem vários países, "porque fazem uma contribuição prática ao desenvolvimento e ajudarão a eliminar os obstáculos existentes na mobilidade".
Também solicita que as reuniões de analistas definam um projeto comum de veículo e de sistema de carga na segunda metade deste ano, e um definitivo em 2011.
Brasil discute carros elétricos nesta terça-feira
Nesta terça-feira (25), o Ministério da Fazenda anunciará um plano embrionário de estímulo ao desenvolvimento dessa tecnologia.
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De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ademar Cantero, há três meses foi criado um grupo de trabalho com governo e setor privado para estudar os estímulos à produção de modelos elétricos.
O resultado do que foi levantado durante esse período será o que o Ministério da Fazenda irá apresentar. “Não terá nada específico, mas sim linhas gerais de políticas para a viabilidade da implantação do veículo elétrico no país”, diz o diretor da Anfavea.
Cantero adianta que tais políticas envolvem desenvolvimento de produtos e de tecnologias de motorização, políticas de abastecimento, suprimento e rede de distribuição. “O importante é que isso discuta uma nova fonte de energia veicular, para ver se vai funcionar ou não no país”, diz.
No Brasil, as montadoras que mais investem em veículos elétricos são Fiat, que desenvolve o Palio elétrico em parceria com a Itaipu Binacional — e a Mitsubishi, cujo modelo i-MiEV já roda em São Paulo para testes.
Fonte: G1








1 comentários:
Muito bom, a natureza vai ficar satisfeita e nos consumidores comuns, será que poderemos ter acesso a esses carros?
Abraços forte
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